SãoGonçaRio

SãoGonçaRio

quinta-feira, 21 de março de 2013

Inaugurado o primeiro Presídio em São Gonçalo

Foi inaugurado essa semana a primeira casa de custódia em São Gonçalo (destinada a presos que aguardam julgamento), a nova unidade tem capacidade de abrigar 597 detentos e sua construção custou R$ 31.295.160,081 (trinta e um milhões duzentos e noventa e cinco mil cento e sessenta reais e oitenta e um centavos), sendo financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Denominada de São Gonçalo "B", a nova casa de custódia faz parte do programa "Delegacia Legal", que visa acabar com as carceragens das delegacias como a 73ª DP em Neves, e seu projeto arquitetônico segue as normas da resolução do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que estabelecem novos padrões para a construção de unidades prisionais pelos Estados, através do caderno de "Diretrizes Básicas para a Arquitetura Penal".
O projeto da cadeia pública de São Gonçalo, desenvolvido pela FW engenharia, ocupa uma área de 30.000 m2, e foi norteado pelo Plano Diretor para a Construção de Vagas no Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro, produzido pela Secretaria de Administração Penitenciária-SEAP, pela Lei de Execuções Penais-LEP, pela norma ABNT-NBR 9050/04 para acessibilidade e pela ANVISA RDC Nº 50 para área médica.
Em fase final de obras, a segunda unidade prisional da cidade, chamada de São Gonçalo "A", será inaugurada em maio, e terá a mesma capacidade da inaugurada hoje, ambas unidades terão áreas para atendimento médico, odontológico, ambulatorial, psicológico, com central de material esterilizado e posto de enfermagem, além de salas de aula, espaço para cultos ecumênicos e local para reciclagem de garrafas PET e quentinhas. Os familiares dos detentos terão amplo espaço coberto, determinado espaço multiuso para aguardar o horário da visita. As novas unidades prisionais estão sendo erguidas longe das áreas residenciais, cerca de 2 km após a BR-101, entre os bairros de Santa Luzia e Jardim Catarina.
 
Confiram algumas fotos dos presídios:
 





 
 
Fonte e texto: Made In Gonça
Fotos: Divulgação/Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário