Um importante trabalho vem sendo realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Assessoria de Recursos Hídricos vinculada à secretaria de Infraestrutura e Urbanismo -, em parceria com o Instituto Estadual de Ambiente (Inea): o desassoreamento dos rios que cortam a cidade. A limpeza do Rio Imboaçu, no bairro Boa Vista, por exemplo, tem como objetivo combater as enchentes, evitar a sujeira e preservar o meio ambiente.
Esta execução foi estendida para outros rios, como aconteceu recentemente no do Salgueiro, na Jurumenha e no canal de Neves, que foram desassoreados, desobstruídos e dragados. No total, a Prefeitura e o Inea retiraram 50 mil toneladas de lixo.
Além disso, a Prefeitura orienta a população local a fazer a sua parte. Para ajudar no processo de limpeza, os trabalhadores contam com o auxilio de três máquinas hidráulicas e três caminhões.
"Tendo em vista a necessidade de combater as enchentes, evitar a sujeira no rio e manter nossa política de preservação do meio ambiente, iremos realizar obras importantes até o último dia do nosso governo", declarou a prefeita Aparecida Panisset.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Adolpho Konder, a conscientização e participação da sociedade é imprescindível para que se consiga resultados positivos. "A responsabilidade é de todos. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos melhorar o presente e garantir o futuro de nossa cidade", destacou Adolpho Konder.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Urbanismo Valmir Barros, essa iniciativa irá prevenir as grandes enchentes no município.
"Esse serviço irá ajudar a minimizar os riscos de inundações na cidade", ressaltou o secretário.
São Gonçalo, 03/04/2012
Fonte: Secom
Autor: Camille Ribeiro
Foto: Rômulo Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário