SãoGonçaRio

SãoGonçaRio

quarta-feira, 14 de março de 2012

São Gonçalo inaugura no novo aterro sanitário e garante repasse do ICMS Verde

São Gonçalo já pode contar com um lugar apropriado para depositar e tratar seu lixo. Nesta quinta-feira (08/03), a prefeita Aparecida Panisset, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, inauguraram a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do município, instalada no bairro Anaia Pequeno. A unidade, que agora recebe os resíduos antes destinados ao lixão de Itaoca, inicialmente, terá capacidade de processamento de 1 mil toneladas de detritos por dia e utiliza tecnologia de ponta que impede a contaminação do solo e lençol freático. Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder e de Fazenda, Antônio Moreno, além do presidente da CTR São Gonçalo, Nuno Neves, também participaram da solenidade.

Construída em uma área de 1,5 milhão de metros quadrados e operada pela empresa Haztec, a central já recebeu investimentos de R$ 8,5 milhões, com previsão de outros R$ 10 milhões ainda este ano. A unidade conta ainda com um sistema de drenagem de chorume, gás e águas pluviais. Quando estiver funcionando a pleno vapor, a capacidade total da central será de 840 mil toneladas de resíduos anuais.

"Além de ajustar São Gonçalo à Política Nacional de Resíduos Sólidos, o novo aterro sanitário promoverá uma mudança na concepção do tratamento do lixo no município. Nesse âmbito, vamos continuar trabalhando uma vertente paralela, essencial ao sucesso do destino correto do lixo, a educação ambiental da população", enfatizou a prefeita Aparecida Panisset.

Na central, funciona desde 2010, um centro de convivência onde são realizados eventos, oficinas de educação ambiental e reuniões comunitárias. O empreendimento conta ainda com um programa de visitas às obras e uma ouvidoria, apta a receber reclamações e sugestões, além de tirar dúvidas. O serviço é feito pelo número gratuito 0800-0246114.

Como parte da compensação ambiental pela obra, o Inea estabeleceu que os responsáveis façam o plantio de 240 hectares com espécies nativas na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim e na bacia do Rio Macacu, além de montar um ecoponto com capacidade para até 50 toneladas de material reciclável.

Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente, destacou São Gonçalo como uma região simbólica porque, depois da capital, é o maior município do Estado.

"Esta cidade vai mostrar ao Rio de Janeiro e ao país que é possível construir um município novo, onde o ambiente é preservado e as pessoas são valorizadas", disse o secretário.

Minc explicou ainda que São Gonçalo só tem a ganhar com a construção do novo aterro, já que a iniciativa cumpre uma das determinações estabelecidas pelo governo do Estado para garantir o repasse do ICMS Verde, benefício que funciona como um incentivo para os municípios continuarem investindo na preservação ambiental.

Para receber a verba, além de acabarem com os lixões, os municípios devem melhorar a qualidade no abastecimento de água, ampliar o saneamento ambiental e criar áreas de preservação. Todas essas exigências já começaram a ser cumpridas pelo governo de São Gonçalo, através da parceria com a Cedae, que vai alargar a rede pluvial, e de projetos ambientais que serão desenvolvidos nas áreas de preservação existentes na cidade.

Por outro lado, o lixão de Itaoca deixa de receber resíduos, mas continuará a ser controlado e monitorado até sua estabilização total. A área passará por um processo de recuperação ambiental, com cobertura total do aterro com argila, geometrização da área, drenagem do chorume (líquido resultante da decomposição de resíduos orgânicos) e de águas pluviais, plantio de mudas, captação e tratamento de gás.

Após a revitalização, o local poderá ser transformado em área de lazer pela Prefeitura. A previsão é de que toda a obra de recuperação seja concluída entre 12 e 24 meses. Além disso, a licença para construção do porto foi concedida há duas semanas, pelo Inea.

"Este novo espaço promoverá geração de renda e desenvolvimento econômico, principalmente para as famílias da região", disse Adolpho Konder, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.


São Gonçalo, 08/03/2012

Fonte: Secom
Autor: Franciny Espíndola
Foto: Ricardo Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário