O gonçalense ganhou mais uma opção de comida barata e de qualidade. A Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, inaugurou, nesta segunda-feira (26/03), a 11º cozinha comunitária do município. A unidade, localizada no bairro Portão do Rosa na Estrada da Conceição, número 117 -, venderá refeições a R$ 2,00 e a expectativa é servir, aproximadamente, 200 quentinhas por dia.
O projeto das cozinhas comunitárias, coordenado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social, teve início ainda no primeiro mandato da prefeita Aparecida Panisset e já ultrapassou a marca de 1 milhão de refeições servidas.
"Tenho imenso carinho por essa iniciativa, porque sei o que um pai passa quando não pode levar alimento à sua família", afirmou a prefeita.
Atuando como importante instrumento utilizado pela Prefeitura no trabalho de erradicação da fome, as cozinhas comunitárias oferecem às famílias que vivem em situação de risco nutricional a oportunidade de ter uma alimentação saudável e balanceada. O cardápio, acompanhado por nutricionistas, é variado e nutritivo, inclui peixe, frango, carne, verduras e legumes.
Com o objetivo de estender os benefícios até as residências da região, profissionais de nutrição ministram, nas cozinhas comunitárias, aulas que ensinam como reaproveitar alimentos sem perder os nutrientes.
Uma das questões que influenciou a escolha do endereço da nova unidade foi à proximidade a localidades carentes. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Adolpho Konder ressaltou a importância de realizações como essa em áreas desfavorecidas.
"Oferecer comida de qualidade a preço de custo para uma comunidade que tanto necessita significa promover o desenvolvimento humano", disse Adolpho Konder.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Veiga, lembra que cada unidade das cozinhas serve uma média de duas mil refeições por dia, atendendo grande parte da população das localidades onde estão instaladas, assim como dos bairros vizinhos.
"As cozinhas comunitárias nasceram dentro do programa Fome Zero e se tornaram, para o município de São Gonçalo, uma política pública fundamental no combate à extrema pobreza", explicou o secretário.
As cozinhas comunitárias funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h e qualquer pessoa pode comprar as quentinhas, com limite de cinco por dia, independentemente da classe social.
Confira os outros locais que tem cozinha comunitária:
Salgueiro - Rua Sobral Pinto, 101;
Santa Izabel - Estrada de Santa Izabel, 95;
Tribobó - Rua Quintino Joaquim da Silva, 165;
Trindade - Rua Pastor Waldemar Zarro, 28;
Jardim Catarina - Rua Camilo Formige, 153;
Boa Vista - Rua Governador Agamenon Magalhães, 323;
Água Mineral - Rua Salvatori, dentro da Usina de Asfalto.;
Vista Alegre - Rua Almirante Penaboto, 274.;
Monjolos - Rua Almirante Penaboto, 1023;
Engenho Pequeno - Rua Mentor Couto, 925.
São Gonçalo, 26/03/2012
Fonte: Secom
Autor: Franciny Espíndola
Foto: Rômulo Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário