Ela é muito querida no mundo do samba. A simplicidade com que conta as histórias de carnaval e a paixão pela folia de Momo são contagiantes. Não é à toa que Dona Olinda Gama de Carvalho, 84 anos, presidente da velha guarda da Porto da Pedra foi eleita em 2005 a “Avó de todas as galerias das velhas guardas”, título que conquistaria nos anos seguintes e que em 2009 se tornou vitalício.
Com 4 filhos, 8 netos e 12 bisnetos, Dona Olinda começou no samba aos 4 anos e a primeira escola em que pisou foi a Portela. Mas guarda um cantinho especial no coração também para a Império Serrano, onde passou 10 anos. Agora defende a vermelho e branco de São Gonçalo, onde está desde 1994 e coordena os 30 componentes da velha guarda.
“Velha guarda é conjunto. Antes, era a comissão de frente da escola. Gosto de ver a velha guarda no chão, sambando. Não admito fofoca nem discussão no nosso grupo. Faço questão de conversar com todos”, conta.
Quanto ao título de “Vó Sambista”, Dona Olinda se diverte e mostra orgulhosa sua faixa: “Me sinto uma deusa. Não sou vaidosa, sou querida e muito amada. Tem outras no samba mais velhas que eu e que me chamam de ‘vó’ também. Não ligo, eu gosto. Carnaval é meu lazer”, brinca.
Esse ano Dona Olinda será homenageada pela Unidos do Porto Novo, que disputa o grupo de acesso em São Gonçalo, Confiram trechos do Samba:
“Hoje venho apresentar
Este sorriso que encantara a passarela
Viemos homenagear
A grande dama da Porto da Pedra
Na infância onde tudo começou
Sambar na Praça Onze
Foi seu primo que levou
No atletismo formosa e faceira
Conhecida como estrela negra”
“a Porto Novo vem com alegria
Contar uma história tão Linda
Fazendo o povo todo sacudir
Éa Dona Olinda Vamos aplaudir”
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA vovó Olinda é o símbolo de vitalidade, alegria e beleza. Através dela fica comprovado de que a cada ano o samba finca suas raízes. Obrigada por este linda homenagem a vovó sambista merece.
ResponderExcluir