SãoGonçaRio

SãoGonçaRio

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

São Gonçalo Bairros – Barro Vermelho

O bairro leva este nome,por iniciativa do imigrante português,Manoel Faria Gonçalves que,vindo de Coimbra,Portugal;recebeu uma gleba de terra,desmembrada da Fazenda Santa Catarina,ainda no século XVIIII,adquiridas pelo Barão de Mauá,e dada como presente ao Sr. Manoel Farias,por ter vindo trabalhar no Estaleiro Mauá,de propriedade do Barão,deves que o mesmo era Mestre de Carpintaria Naval,possuidor de grande conhecimento de estruturas navais.
A razão do nome"Barro vermelho",é devido a grande concentração de tal material mineral,no subsolo.E foi com este material,que o Sr. Manoel Farias,edificou sua 1º casa,que foi demolida,na década de 1920,quando da colocação dos trilhos do "bonde",que ligaria São Gonçalo a "Niterói".Esta 1º casa,ficava exatamente no caminho.Hoje,o casarão que fica,ao lado da igreja,é 2º construção. A 1º casa,ficava onde hoje,temos as escadarias da igreja. Tanto o terreno da igreja de Nossa Senhora de Fátima e a praça,foram doações deste Senhor Manoel Faria. Como adendo e curiosidade,lembro que;na Fazenda Santa Catarina,quando do projeto de criação da estátua do Cristo Redentor,por parte igreja católica,foi executada nela,o primeiro estágio da estátua,que engloba,seus pés e terço inferior do manto da estátua.

Barro Vermelho e um bairro pertencente ao 5° distrito do Município de São Gonçalo, está situado entre os bairros do Paraíso, Porto da Madama, Porto Velho, Vila Lage, Pita e Santa Catarina.
Possui duas praças públicas, uma igreja católica, a de Nossa Senhora de Fátima, Escola Municipal de Música Maestro Pixinguinha.

Residencial Bella Vitta - Ao Lado do CIEP 246


O Barro vermelho é um dos bairros mais vibrantes de São Gonçalo, e é um dos que também oferecem mais opções de se viver confortavelmente no município. Quem mora aqui conta com comércio diversificado e amplo, contando com supermercados, posto de combustível com GNV, correios, óticas, bares, casa lotérica, agência do banco Itaú, mercado de carnes e laticínios Texas, auto-escola, loja de tintas, autorizada de condicionadores de ar York, Beth Festas (tudo para festas e trailers), farmácias, ponto de taxi 24 horas e outros. No Bairro, em sua divisa com o Vila Laje, também se encontra uma grande distribuidora de bebidas da Schincariol, que distribui seus produtos para todo o município de São Gonçalo e municípios vizinhos.
O Barro vermelho também conta com opções de lazer e entretenimento. Sua praça principal, na Av. Dr. Pio Borges, conta com uma quadra central de esportes, que frequentemente abriga diversas atividades para crianças e idosos, além de bares e trailers que funcionam por toda a noite, com cardápios variados.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Em Frente a Praça do Barro Vermelho


Há também a quadra do camisolão, com shows e eventos nos fins de semana. O Barro vermelho também é o único bairro de São Gonçalo que abriga uma quadra de tênis particular onde se pode ter aulas do esporte.
Para as crianças, o bairro conta com 3 colégios públicos de boa qualidade, com destaque o Paulino Pinheiro Baptista, onde há aulas de 1º e 2º graus, salas com laboratório e informática. Para quem pode pagar por excelência, há o colégio particular Santa Catarina.

Residencial Central Park - Em Frente ao GRES Camisolão

Os moradores do Barro Vermelho contam com opções diversas de locomoção. Quem mora no bairro não encontra dificuldades de transporte, pois há várias linhas de ònibus para diversos destinos. Quem está no Barro vermelho pode, com apenas uma passagem, ir ao rodo de São Gonçalo e aos bairros entre São Gonçalo e Alcântara (linhas 532, 48, 12 e 13), pode ir a Neves (linha 56), ao Vila Laje, Porto Velho, Madama, Paraíso (linhas 12 e 13), ir à Santa Luzia (12) e Jardim Catarina (13), ao Tenente Jardim, Rocha, Galo Branco e Jardim Alcantara (linha 531) e ainda ao Colubandê (Linha 530), pode também ir ao Ceasa da cidade de São Gonçalo e ao mercado Makro (linhas 529 e 530), além de poder ir ao Mutuá e Mutuapira (linha 516). Descendo, as linhas 143, 516, 529, 530 e 531 levam você direto à Niterói. Mas nao pára por aí: quem quer ir ao Rio de Janeiro direto do Barro Vermelho também encontra excelentes opções de apenas uma condução: você pode ir direto ao centro do Rio tomando a linha 545 (Praça Tiradentes via Rodoviária Novo Rio), pode ir aos bairros da Leopoldina, Saúde e Central do Brasil com a linha 535 (Estácio), e ir ainda mais longe, com a linha 144 (Caxias), 533 (Méier via Av.Brasil e Suburbana) e ainda para bairros muito distantes, como Mar.Hermes, Realengo, Bangú e Campo Grande, com a linha 425. Com exceção da linha 144 para Caxias, todas as outras possuem veículos com ar-condicionado.
O Barro Vermelho também possui uma boa infra-estrutura de serviços. Na maioria das ruas há pavimentação e dificilmente faltam luz e água (há uma adutora da Cedae instalada no Bairro). Há ainda serviços de banda larga (Oi Velox) e telefonia com sinal excelente. No bairro também chegam 100% do sinal digital de televisão (HDTV).

Outras Fotos do Bairro:



Avenida Dr Jurumenha


CIEP 246 Profª Adalgisa Cabral de Faria

Residencial Central Park

Praça João Paulo 2° (Praça do Barro Vermrlho)

C.E Joaquim Lavoura



Nenhum comentário:

Postar um comentário