SãoGonçaRio

SãoGonçaRio

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Festas Religiosas Voltadas Para o Catolicismo e o Espiritísmo Em São Gonçalo

Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, o município de São Gonçalo abrigará duas festas religiosas. No dia 29 deste mês, começa a tradicional festa de Nossa Senhora da Luz, nos arredores da histórica Capela de Nossa Senhora da Luz, na Ilha de Itaoca. Como ocorre todos os anos, a programação voltada para crianças e adultos se estenderá até o dia 2 de fevereiro. Já a festa de Iemanjá será realizada dia 5, na Praia das Pedrinhas. Ambas as iniciativas contam com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg).

A festa de Nossa Senhora da Luz terá início domingo, dia 29 de janeiro, com missa, louvor e lazer para a criançada, que terá brinquedos e recreadores infantis à disposição. As iniciativas começam às 16h.

No dia seguinte (30/01), haverá celebração da palavra com Acólito Adão Francisco, às 19h, mesma atividade que será realizada na terça-feira (31/01), no mesmo horário.

Quarta-feira (1º de fevereiro) será dia de festividades e louvor, às 19 horas. No dia do encerramento da festa, quinta-feira (02/01), a Alvorada Festiva começará às 6h, se estendendo por todo o dia. Assim como nos outros anos, o evento terminará com procissão, seguida da santa missa presidida pelo Padre Pedro Fiúza.

A Capela da Luz ainda preserva lembranças do passado colonial do município. Com 1.100 metros de extensão, a Praia da Luz – onde a capela está abrigada e existia uma grande fazenda de mesmo nome - fica na Ilha de Itaoca e aparece como um dos mais conservados monumentos históricos de São Gonçalo.

Também chamada como Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora da Luz está entre os títulos venerados pela Igreja.

Festa de Iemanjá

Também tradicional em São Gonçalo, a festa para Iemanjá, a "Deusa do Mar", começará às 10 horas, na Praia das Pedrinhas, com as pessoas arrumando presentes para a santa. Às 11 horas começam as entregas das ofertas em barquinhos que serão colocados no mar.

Com apoio da Prefeitura, através da Secultur e da Fasg, o evento terá uma banda tocando músicas diversas para animar os religiosos e as dezenas de pessoas que sempre comparecem para observar a festa. O término do evento será às 16 horas.


São Gonçalo, 27/01/2012

Fonte: Secom
Autor: Patrick Guimarães

Nossa Senhora Da Luz - Santa Católica

Iemanjá - Santa Espírita

Um comentário:

  1. Poderiam me auxiliar. Vocês tem o calendário de festas religiosas, ou outro tipo de evento que seja realizado em SG. Poderia me enviar? obrigada

    ResponderExcluir