SãoGonçaRio

SãoGonçaRio

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Avanço na saúde gonçalense: Hospital da Mulher realiza primeira cirurgia de mama

O Hospital da Mulher Gonçalense (HMG) realizou, nesta quarta-feira (14/12), a primeira cirurgia de mama da rede municipal de saúde. Uma menor, de 17 anos, passou pela intervenção para retirar um nódulo benigno, comum em mulheres entre 15 e 40 anos. Desde junho, a paciente vinha sendo acompanhada na unidade.

O secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Márcio Panisset, destacou a importância da conquista. "O Espaço Saúde da Mama, como diz o seu slogan "Amor em dobro", vem contribuir para melhorar a saúde do município, como também de todo o Estado do Rio de Janeiro. Essa ala no Hospital da Mulher proporciona um diagnóstico precoce da doença, oferecendo uma sobre vida ratificada", declarou Dr. Márcio Panisset.

A menor foi operada pelo mesmo médico que realizou o tratamento, o mastologista e cirurgião Dr. Guilherme Boquimpani de Freitas e pela cirurgiã Dra. Anna Maria de Barros Silva Lima. A recuperação é rápida, sendo preciso apenas evitar esforço e cuidados locais. A paciente recebeu alta no mesmo dia, horas após o procedimento, e deverá voltar no prazo de uma semana para retirar os pontos.

Além de pequenas cirurgias, o Hospital da Mulher realiza exames de ultrassonografia, biopsia (core biopsia e punção), mastologia, mamografia e aleitamento.

Segundo Fabiana de Oliveira, mastologista responsável do HGM, a cirurgia é simples e de grande incidência na população feminina.

"Mesmo sendo benigno, o nódulo gera um desconforto, por isso, a intervenção traz alívio físico e psicológico", explicou a médica.

Devido há um convênio direto com o Inca, as pacientes não precisam enfrentar fila e o tempo de espera é mínimo. A mulher faz o acompanhamento com um mastologista, desde a consulta até a cirurgia, se houver necessidade. Quando o nódulo detectado é pequeno, a intervenção acontece no local. Se for grande e maligno, a paciente é encaminhada para o Mama SUS.

São Gonçalo, 15/12/2011
Fonte: Secom
Autor: Franciny Espíndola
Foto: Rômulo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário