SãoGonçaRio

SãoGonçaRio

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pontos São Gonçalo - Igrejas e Paróquias Católicas

A Cidade de São Gonçalo Possui uma enorme vocação a religiões mais conhecidas no Brasil, entre elas o Catolicismo, possui várias igrejas e Paróquias e suas histórias, ricas histórias, que poucos conhecem mas deveriam conhecer, aqui vou postar algumas dessas historias.





Igreja Matriz São Gonçalo Do Amarante  
  


Em 6 de abril de 1579, o colonizador
Gonçalo Gonçalves fundava São Gonçalo,
mandando construir uma capela com
o santo de sua devoção-
São Gonçalo D'Amarante, no local onde
hoje está a Igreja Matriz de São Gonçalo,
marcando sua colonização.
Presume-se que o local tenha sido onde

hoje está a Igreja Matriz de São Gonçalo.
No entanto, existem relatos de que a
perimeira capela tenha sido erguida as
margens do rio Guaxindiba,
mas até hoje não foram encontrados
vestígios de sua existência real.



Capela da Luz 




Conta-se que em meados do século XVII um náufrago aportou na Praia da Luz: era o capitão Francisco Dias da Luz. Devoto de Nossa Senhora da Luz, em graças pela salvação, ele ergueu capela para a santa. O prédio santo pertencia a antiga fazenda, que levava o mesmo nome, juntamente com a praia, no bairro de Itaoca, às margens da Baía de Guanabara. Incorporada aos bens patrimoniais do município pela Lei nº 101 de 11 de dezembro de 1985, a Capela da Luz, como hoje é denominada, é uma das mais antigas do Brasil. Coincidentemente, a data provável da primeira missa na capela, 1647, é a mesma da criação da freguesia de São Gonçalo de Amarante. A capela, último edifício na fazenda, foi concebida no estilo barroco e das imagens originais restam apenas três: a de São Gonçalo de Amarante, com 60 cm de altura; a de Santana, com 52 cm de altura; e finalmente, a de Cristo crucificado, com 1 metro de altura todos em estilo barroco. No ano de 2001, foram realizadas obras de restauração e melhorias no entorno patrocinada pela Petrobras.

 

Igreja São Pedro de Alcântara




a Matriz de São Pedro de Alcântara, Igreja Católica Romana que se faz presente no bairro desde os anos 50 quando foi construídas por escravos de fazendas da região em motivação em construir um templo de adoração em agradecimento das cartas de alforria com a riqueza de grades senhoras que residiam no local. 



Capela Santa Edwiges




A Fazenda Colubandê e a Capela de Sant’Anna, que ficam no mesmo espaço, foram construídas em meados do século XVII, localizadas às margens da Rodovia Amaral Peixoto, no bairro que leva o mesmo nome da fazenda. A casa e a capela são dos poucos e bons remanescentes da arquitetura rural da antiga Província do Rio de Janeiro e considerados, por Lúcio Costa, em artigo publicado no Jornal do Brasil, como o mais puro exemplo de uma mansão de arte colonial do final do século XVII e início do século XVIII. O tombamento histórico foi feito em 1939 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A partir de 1968, quando foi desapropriada, a Fazenda Colubandê recebeu os mais variados moradores até ser ocupada pela Polícia Militar, que a transformou em Batalhão Florestal e Meio Ambiente.



Igreja Nossa Senhora de Fátima




Diante de uma população em sensível crescimento, como a do município de São Gonçalo, de 127.276 habitantes (recenseamento de 1950), de uma densidade demográfica de 573,3 habitantes por quilômetro quadrado, distribuídos para três paróquias apenas, o Bispo Diocesano Dom Carlos Gouvêa Coelho resolveu por Decreto episcopal de 17 de junho de 1956, criar a Paróquia de N. S. de Fátima, constituído o seu território do desmembramento da área do 5º Distrito de Sete Pontes e do de Neves, do município de São Gonçalo, ficando a sua igreja Matriz no bairro do Barro Vermelho.

Foi nomeado seu primeiro Vigário o Padre Menceslau Valinkevicius que tomou posse no dia 17 de junho, data da instalação.


Rincão do Senhor




Fundado em 1997, com uma área de 35 mil metros quadrados, em 1997, surgia o Rincão do Senhor, idealizado pelo Padre Dé, da Paróquia de São Judas Tadeu, a fim de comportar a grande quantidade de fiéis que lotavam os dias de louvor na praça do Rocha.

Outros Templos:




Igreja Sagrado Coração de Jesus (Nova Cidade)

Capela Pacheco

Igreja São João

Igreja Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário