SãoGonçaRio

SãoGonçaRio

sábado, 15 de outubro de 2011

Personalidade Gonçalense – Dedé Santana

Dedé Santana Nasceu na Cidade de São Gonçalo no Rio de Janeiro no dia 9 de maio de 1936 e Foi criado por sua família, que é descendente de ciganos, entre artistas de circo. Entrou no seu primeiro espetáculo circense apenas com três meses de vida.
Dedé formou, com o ator e irmão Dino Santana, uma dupla, Maloca e Bonitão. No filme Na Onda do Iê-iê-iê, de 1965, já na companhia de Renato Aragão, Dedé e Didi vão à delegacia para salvar o personagem César Silva, vivido pelo cantor Silvio César, que estava preso injustamente e tinha que sair da cadeia para participar de um festival, o guarda reconheceu Dedé perguntando: "Você não é o Maloca da televisão? Me conta uma piada!", então Dedé ficou entretendo o guarda para que Didi abrisse o cadeado da prisão para a fuga do personagem César Silva.
Foi com Renato Aragão, que Dedé conheceu na Rede Excelsior, que iniciou o grupo de comediantes e humoristas que lhe viria a dar fama, Os Trapalhões. Como Dedé é de formação circense, ensinou muitas piruetas e movimentos de circo a Renato Aragão na época que eram uma dupla.
Ao lado de Mussum, Didi e Zacarias, do elenco da Globo e diversos artistas, Dedé participou de várias edições do Criança Esperança, de 1985 até 1996, Criado e estreado em 1985, foi ao ar exibido ao vivo direto do antigo Teatro Fênix, durante o especial que comemorou os 20 anos de Os Trapalhões, no dia 28 de dezembro de 1986, na "Rede Globo". Dedé também comemorou os 25 anos de Os Trapalhões com Mussum e os 30 anos de Os Trapalhões com Didi no Criança Esperança.
Dedé inaugurou em julho de 2011, no estacionamento do Shopping São Gonçalo, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o circo chamado de Circo do Dedé Santana, onde Acontece espetáculos circenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário